segunda-feira, 28 de março de 2011

Globalização e Urbanização Subdesenvolvida

Este artigo tem como autor o JOÃO SETTE WHITAKER FERREIRA ,que tenta mostrar que a globalização traz para a realidade de países em desenvolvimento desigualdade social dando ênfase a urbanização acelerada das grandes metrópoles e o crescimento exagerado das periferias .isso ocorre por que olha-se muito para investimentos que "tragam" mais possibilidades de aproveitamento urbano como por exemplo: o lado imobiliário(edifícios ultra modernos, escritórios com muita infra-estrutura),tudo isso voltado às grandes corporações internacionais;esquecendo-se porém dos pobres-maioria absoluta que sofreu no passado com o período colonial e sofre hoje com a contradição entre a globalização que "moderniza" uma minoria e exclui a maioria.

Mas com vários pontos negativos que poderíamos citar há aspectos positivos ! em especial no Brasil a consequência do aumento de infra-estrutura urbana (saneamento, água tratada etc.)apresenta melhorias nas taxas de mortalidade infantil,dando assim a esperança de que tudo não está" perdido "de que temos que nos perguntar o porquê da GLOBALIZAÇÃO,senão igualdade económica e social qual seria sua outra vantagem?

Link


2 comentários:

  1. A maior vantagem da globalização é a abertura do mercado, onde podemos hoje comprar produtos importados de melhor qualidade e mais baratos.

    ResponderExcluir
  2. Assim como eu estudei JOÃO SETTE WHITAKER FERREIRA aborda o crescimento do mercado imobiliário em nações subdesenvolvidas. Mostrando o lado positivo e negativo da especulação imobiliária.

    ResponderExcluir