terça-feira, 5 de abril de 2011

Artigo: " Modelos de Gestão no Contexto da Globalização"

RESUMO Este artigo tem como autora Maria Aparecida de Assunção professora do departamento de administração da UNB. Trata-se de uma análise dos diversos modelos de gestão (burocrático, sistêmico, contigencial e participativo.) mostrando a relação destes com o meio, tanto ambiental como social.

O intuito deste artigo é buscar um modelo de gestão que proporcione competitividade e sustentabilidade nas empresas, por meio da apresentação de um breve cenário da economia globalizada mostrando as tendências atuais da organização do trabalho. O artigo procura métodos que possam orientar as empresas a se adaptar a nova tendência de responsabilidade social, ambiental e etica, informatização, inovação e globalização. O artigo investiga as novas estratégias de gestão, norteando os aspectos que são mais adequados a nova ordem mundial.


CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA Natureza: Qualitativa Finalidade: Básica Tipo: Descritiva Estratégia: - Em relação ao local da coleta de dados: Campo - Em relação a fonte de informação: Documental Temporalidade: Longitudinal Delineamento: Correlação Problema: Mostrar que o modelo de gestão das empresas tem relação direta no impacto de suas operações sobre o meio ambiente, os clientes, fornecedores e colaboradores. Mostrando novas tendências da organização do trabalho mais adequadas a nova ordem mundial. Objetivo: Analisar os fundamentos das novas tendências de gestão, para nortear os aspectos a serem considerados numa proposta de estrategia organizacional mais adequada, ou seja com preocupação ambientais, éticas e sociais. LINK DO ARTIGO http://www.angrad.org.br/area_cientifica/artigos_de_divulgacao/modelos_de_gestao_no_contexto_da_globalizacao/745/

domingo, 3 de abril de 2011

Sobre o artigo GLOBALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO SUBDESENVOLVIDA


  1. *NATUREZA-Qualitativa

  2. *FINALIDADE-Básica

  3. *TIPO-Descritiva

  4. *ESTRATÉGIA-Pesquisa documental

  5. *TEMPORALIDADE-Transversal *DELINEAMENTO-Correlacional

  6. *PROBLEMA DE PESQUISA-Mostrar que os investimentos urbanos estão voltados para uma pequena parte da população("burguesia"), e que uma consequência disto é o crescimento das zonas periféricas.

  7. *OBJETIVOS-Geral-Enfatizar os problemas trazidos pela "modernização" dos grandes centros urbanos.

sábado, 2 de abril de 2011

Características do artigo "Perfil do executivo no mercado globalizado"

  • Natureza: Mista ( Quantitativa e qualitativa);
  • Finalidade: Aplicada;
  • Tipo: Descritiva;
  • Estratégia: Campo/Pesquisa de campo;
  • Temporalidade: Transversal (?);
  • Delineamento: Levantamento;
  • Concepção de ciência: Construtiva;
  • Sujeitos: Executivos
  • Instrumento: Questionário.

terça-feira, 29 de março de 2011

GLOBALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO SUBDESENVOLVIDA

Esse artigo aborda
as relações entre o novo paradigma econômico da globalização e a urbanização acelerada das grandes metrópoles subdesenvolvidas. Contando a história de Bangcoc, capital
subdesenvolvida
da Tailândia,
que se intensificou a partir da década de 90 graças à liberalização de sua economia.

Essa cidade usou o urbanismo da pós-modernidade, que alguns chamam de Planejamento Estratégico. Mostrando o crescimento da especulação imobiliária criando uma crise financeira. Os dados do pesquisador francês Eric Charmes (1998), relatam que a produção anual de escritórios chegou a mais de um milhão de metros quadrados em 1994 e a de apartamentos residenciais, a mais de 150 mil unidades.

Apesar de todo o crescimento imobiliário a Tailândia nunca deixou de ser um pais subdesenvolvido, tendo a maioria da população pobre. Assim, ainda segundo Charmes (1998), somente 10% das famílias de Bangcoc tinham condições, em 1995, de adquirir moradias vendidas a preços acima de 48 mil dólares (cerca de 30% da oferta). As estimativas mais otimistas apontavam, no mesmo ano, que cerca de 275 mil famílias moravam em favelas ou habitações informais. Rapidamente, verificou-se que a festejada oferta de habitações e escritórios comerciais estava muito acima da demanda real, o que provocou, já em 1995, a vacância de 30% dos imóveis ofertados.

O que no texto é conhecido como "bolha especulativa" tailandesa, aqui resumidas a partir do elucidativo artigo de Eric Charmes (1998). Mostra uma das grandes deficiências de países do hemisfério Sul.

Fonte:

João Sette Whitaker Ferreira
Professor de Planejamento Urbano

Jeferson Carvalho
link
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-20702000000100009&lng=pt&nrm=iso

este um bom artigo sobre a globalizalçao. Disserta sobre recentes transformaçoes sobre o sindicalismo, globalizaçao e sobre a crise no sindicalismo.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Globalização e Urbanização Subdesenvolvida

Este artigo tem como autor o JOÃO SETTE WHITAKER FERREIRA ,que tenta mostrar que a globalização traz para a realidade de países em desenvolvimento desigualdade social dando ênfase a urbanização acelerada das grandes metrópoles e o crescimento exagerado das periferias .isso ocorre por que olha-se muito para investimentos que "tragam" mais possibilidades de aproveitamento urbano como por exemplo: o lado imobiliário(edifícios ultra modernos, escritórios com muita infra-estrutura),tudo isso voltado às grandes corporações internacionais;esquecendo-se porém dos pobres-maioria absoluta que sofreu no passado com o período colonial e sofre hoje com a contradição entre a globalização que "moderniza" uma minoria e exclui a maioria.

Mas com vários pontos negativos que poderíamos citar há aspectos positivos ! em especial no Brasil a consequência do aumento de infra-estrutura urbana (saneamento, água tratada etc.)apresenta melhorias nas taxas de mortalidade infantil,dando assim a esperança de que tudo não está" perdido "de que temos que nos perguntar o porquê da GLOBALIZAÇÃO,senão igualdade económica e social qual seria sua outra vantagem?

Link


domingo, 27 de março de 2011

Perfil do executivo no mercado globalizado

O artigo escolhido dentro do tema globalização foi o "Perfil do executivo no mercado globalizado" dos autores Simone Echeveste, Berenice Vieira, Débora Viana, Guilherme Trez, Carlos Panosso.
Onde o meio utilizado para a realização do estudo foi formado por executivos das 335 maiores empresas do país situadas nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde o estado de São Paulo teve a maior parcela de atuação que foi de 256 empresas.
Foram entrevistados executivos responsáveis pela presidência, vice-presidência, áreas do marketing e recursos humanos com o principal propósito de saber quais características o executivo necessita para poder ter uma boa atuação no mercado globalizado.
            Foi um total de 48 atributos divididos em três partes:
  • Atitude/Valores;
  • Habilidades/Competências;
  • Conhecimentos.
         As características que foram citadas como as mais importantes foram:
         Integridade, visão estratégica, capacidade de liderança, visão da empresa, capacidade de decisão, foco no resultado, ética no trato das questões profissionais e aspectos sociais, capacidade de negociação, motivação, coordenação de trabalhos em equipe, habilidade interpessoal e atitude pró-ativa.
Essa é a ordem de qualidades que um executivo tem de possuir para o mercado globalizado.
          Para finalizar o meu post irei citar uma das frases mais importantes desse artigo.
          "A liderança é algo inato, deve e pode ser aprendida. Assim, as habilidades e atitudes adequadas ao mercado globalizado devem ser identificadas e desenvolvidas para o alcance de uma administração eficaz e contemporânea da nova ordem econômica."
                                                     Hesselbein, Goldsmith e Beckhard (1996)